segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Entrevistas com comerciantes

Como nossa pesquisa está se baseando nas estratégias organizacionais do bairro, fomos até a Av. José Fonseca e Silva entrevistar alguns comerciantes e saber o que eles pensam em relação ao seu negócio na avenida.
Fomos a algumas franquias, lojas parceiras e lojas próprias. O que nos norteou nas entrevistas foi um tópico guia. Estas foram as perguntas que nós criamos.

1) Por que você decidiu abrir sua loja no Luizote?
2) O fluxo do bairro consegue suprir as necessidades do seu negócio?
3) Quais os pontos não favoráveis do bairro para o seu negócio?
4) O lucro de seu negócio se iguala ao mesmo de uma loja do mesmo ramo no centro?
5) Em uma entrevista do programa Linha Dura, do SBT, vimos que o Luizote é considerado um shopping de céu aberto. Você concorda com isto?
6) Qual sua estratégia organizacional em relação aos outros comércios da avenida?

Com essas perguntas, realizamos as entrevistas, que consideramos bem sucedidas. Porém, alguns comércios que queríamos fazer a entrevista, não nos autorizaram de receber essas informações.
Este é o vídeo resumindo as entrevistas realizadas.










Com essas entrevistas notamos que os comércios do bairro possuem uma estratégia organizacional voltada para as classes C e D. Escolheram o ponto pois gostariam de atender um público peculiar, que supri suas necessidades apenas naquela localidade, ou seja, precisam de tudo naquele bairro. Também disseram nas entrevistas que o lucro da loja no bairro pode se igualar ao de uma loja no centro, pois mesmo o público sendo menor que do centro, os gastos de ter um negócio em um bairro ainda desvalorizado são menores. 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo vídeo. É um registro visual do trabalho de vocês! Não se esqueçam da abordagem antropológica.

    ResponderExcluir